Ensino

Licenciatura em Engenharia de Materiais

Licenciatura em Engenharia de Materiais

A Licenciatura em Engenharia de Materiais visa transmitir aos estudantes competências adequadas para a sua integração no mercado de trabalho e garantir que possuem capacidade e responsabilidade adequadas para intervir na sua área de especialidade. Nesse sentido, a Licenciatura em Engenharia de Materiais confere aos formandos as competências, os conhecimentos e as aptidões que asseguram a capacidade de identificar as propriedades relevantes dos diversos tipos de materiais tradicionais, caracterizar e interpretar as distintas estruturas dos materiais, estimar a adequação de diferentes materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos em aplicações técnicas, conhecer as tecnologias de fabrico e os processos aplicáveis na obtenção de produtos e saber aplicar e integrar os seus conhecimentos na resolução de problemas, em contextos relacionados com a sua área de estudo.

A licenciatura em Engenharia de Materiais tem como objetivos:
– Assegurar uma formação sólida no domínio da física e da química dos materiais;
– Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos científicos relativos às propriedades dos diversos tipos de materiais;
– Promover o estudo dos métodos e tecnologias de fabrico dos materiais;
– Desenvolver nos estudantes a capacidade de interpretar as relações estruturapropriedades-processamento dos materiais;
– Capacitar para a seleção de materiais em função da sua aplicação.

Os Licenciados em Engenharia de Materiais cobrem uma gama significativa de atividades, incluindo áreas de atuação que vão desde os polímeros, aos metais, cerâmicos e compósitos, encontrando ainda especial ênfase na indústria automóvel, eletrónica, fundição, metalomecânica, têxtil, cerâmica, calçado e nos setores da energia e do ambiente, entre outros. Sendo os Materiais uma área a que está tipicamente associada uma forte atividade científica, torna-se fácil e atrativa a realização de pós-graduações e estágios em Portugal ou no estrangeiro. Empresas e entidades de I&D são igualmente saídas profissionais para os Engenheiros de Materiais.

Este curso confere aos alunos a capacidade técnico-científica para prosseguir os seus estudos de especialização assegurando o acesso a cursos do 2º Ciclo (Mestrado) em Engenharia de Materiais ou áreas afins.

O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
– Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
– Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Provas de ingresso 

07 Física e Química
19 Matemática A 

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=xxxx&code=1000