Oficinas de Formação e Apoio

Caraterísticas

Este Laboratório está vocacionado para trabalhos relacionados com a Manufactura e os equipamentos de Manufactura.

Desenvolvem-se nele vários projectos de desenvolvimento e recondicionamento de Máquinas Ferramenta e equipamentos de apoio ao fabrico.

Este Laboratório presta serviço aos investigadores da Universidade do Minho na execução de peças e dispositivos necessários ao desenvolvimento das suas actividades

Na vertente de didáctica este Laboratório dá apoio a aulas práticas de Manufactura a vários cursos da Universidade do Minho.

Equipamentos

Este laboratório dispõe de máquinas de arranque de apara convencionais como:

• Tornos;
  • Fresadoras;
  • Engenhos de furar;
  • Serrotes Mecânicos;
  • Serra de fita.

e de comando numérico:

• Tornos;
  • Fresadoras.

Ligação à Indústria

O Laboratório dá apoio a algumas empresas industriais no âmbito do desenvolvimento de equipamentos para diferentes atividades.

Serviços

Os serviços realizados são fundamentalmente ligados ao desenvolvimento e recondicionamento de bens de equipamento.

António Alberto Caetano Monteiro

cmonteiro@dem.uminho.pt