Notícias

PROGRAMA DOUTORAL EM GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS, ESCOLA DE ENGENHARIA, UNIVERSIDADE DO MINHO

30/06/2022

A segunda fase de candidaturas do ano letivo 2022/2023 ao Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos vai decorrer entre 4 e 11 de julho de 2022, através do portal académico.

O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos é pioneiro a nível Europeu e é transdisciplinar, envolvendo competências dos Centros de Engenharia do Território, Ambiente e Construção (CTAC), de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs), Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE) e de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho.

O doutoramento é constituído por um projeto de tese e pela elaboração de uma tese, perfazendo um total de 240 ECTS, dos quais 210 são relativos à tese e 30 ao projeto de tese.

Os objetivos do PDGTR são:

• promover a excelência da investigação no domínio do tratamento e valorização de resíduos.
  • proporcionar uma formação especializada que desenvolva nos estudantes a capacidade de contribuir para o avanço dos processos e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos através da investigação criativa e autónoma.
  • Propor novas soluções e novas técnicas e otimizar e explorar mais eficientemente técnicas existentes.

O PDGTR confere aos formandos as competências, aptidões e métodos de investigação que asseguram a capacidade de conceber, projetar, adaptar e realizar um projeto de investigação científica de elevado nível, segundo os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites, permitindo-lhes também conceber e implementar novos produtos e novas ideias de negócio.