Departamento

Apresentação

Assumindo a importância crescente da Engenharia Mecânica no contexto socioeconómico global, oferecemos projetos de ensino de elevada qualidade, respondendo às necessidades, presentes e futuras, da sociedade, e, sobretudo, aos anseios dos nossos alunos, proporcionando-lhes um ensino de qualidade reconhecido internacionalmente.

Alicerçamos a nossa atividade num corpo de professores altamente especializados, capazes de inspirar e motivar os nossos estudantes, através da partilha do seu conhecimento técnico-científico e do constante apelo a uma interação criativa, inovadora e comprometida.

Dispomos de uma infraestrutura laboratorial adequada à realização de atividades pedagógicas e de investigação, suportada em técnicos superiormente preparados para a concretização de projetos inovadores.

Assumimos, a cada dia, a nossa responsabilidade com as gerações futuras, procurando responder com entusiasmo aos desafios constantes de adaptação ao mundo em que vivemos.

Apresentação

Raul Fangueiro, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica (UMinho)

“Todos os dias estarás refazendo o teu desenho.
Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida.”
in Desenho, Cecília Meireles

História do DEM

Departamento de Engenharia Mecânica (UMinho)

História do DEM

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) foi criado em 1976. Desde essa altura o seu corpo docente tem estado fortemente envolvido em atividades relacionadas com o ensino, a investigação e a cooperação com a indústria. 

Atualmente o departamento tem um corpo docente constituído na sua totalidade por docentes doutorados. Conta também com a colaboração de docentes convidados dos quais se tira partido da sua experiência industrial e empresarial. O suporte técnico e administrativo é assegurado por quadros com competência adequada às funções que desempenham. 

O DEM reúne competências científicas e técnicas nos domínios de Energia e Fluídos, Materiais e Mecânica dos Materiais, Projeto, Automação e Tecnologias Mecânicas.

Elementos da História do Departamento de Engenharia Mecânica -Universidade do Minho – Professor Mário Lima – Outubro de 2014