Licenciatura em Engenharia Aeroespacial

Ciclo de estudos integrado no projeto “Aliança de Pós-Graduação – Competências para a Futuro”, com financiamento PRR (Next Generation EU), resultante da candidatura da Universidade do Minho ao Convite N.º 002/C06-i03.03/2021 para o Investimento RE-C06-i03 – Incentivo Adultos e, em particular para este curso, ao Convite N.º 002/C06-i04.01/2021 submetido ao Programa de Investimento RE-C06-i04 – Impulso Jovens STEAM.

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial tem como objetivo a formação de profissionais ligados às áreas de engenharia aeroespacial, onde se inclui o setor mais tradicional da aeronáutica (Perfil A) e o mais moderno setor espacial (Perfil B). É proposta uma formação sólida em ciências de base e ciências de engenharia, na tradição das formações em engenharia da UMinho, combinada com um espectro de ciências da especialidade, formando técnicos a nível superior, capazes de desempenhar funções de projeto, investigação, desenvolvimento e gestão de sistemas aeroespaciais. A robustez da oferta formativa assenta numa formação sólida e consistente ao nível das ciências da matemática, física, mecânica, materiais,
eletrónica e informática, procurando capacitar os diplomados com uma maior flexibilidade de competências. A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial tem como objetivo formar diplomados que contribuam, também, para a consolidação do sector aerospacial nacional e europeu.

1. Utilizar sistemas de informação para comunicação, aquisição e processamento de dados e de cálculo científico;
2. Desenvolver projetos integrando as vertentes técnica, económica, ambiental e da responsabilidade social, utilizando abordagens digitais adequadas a problemas do setor aeroespacial;
3. Realizar estudos e projetos, prototipagem e auditorias no setor Aeroespacial;
4. Integrar práticas de desenvolvimento sustentável na inovação de produtos e equipamentos com aplicações aeroespaciais com forte incorporação de materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental;
5. Resolver problemas através da abordagem experimental ao setor aeroespacial, integrando conhecimento multidisciplinar e as componentes técnica e humana;
6. Liderar equipas multidisciplinares de trabalho;
7. Evidenciar autoaprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, tomada de decisão em problemas da área aeroespacial e adequada fundamentação sob os aspetos tecnológicos, sociais e éticos relevantes.

A Escola de Engenharia tem atualmente os 1º e 2º ciclos de continuidade, ou seja, 2ª ciclos que complementam os 1º ciclos, e com a mesma designação, tal como se prevê neste curso de Engenharia Aeroespacial. Nestes ciclos de continuidade, a Escola de Engenharia tem como intenção fazer um ciclo de formação completo que envolva os 2 ciclos. Assim sendo, e mesmo que haja alguma pressão no mercado de trabalho para a contratação de licenciados em engenharia aeroespacial, será expectável que a maior parte dos nossos alunos se candidatem ao mestrado após terem concluído a licenciatura. Um exercício de benchmarking permitiu concluir que os mestres da única instituição de ensino que já formou em Engenharia Aeroespacial se deparam, na conclusão do seu ciclo de estudos, com um mercado na área que oferece um maior número de lugares para estes profissionais do que os que a instituição conseguia formar, resultando, portanto, em pleno emprego. Esses alumni têm encontrado emprego em Portugal e no estrangeiro, no sector aeronáutico e espacial, mas também fora dele. Considerando os empregadores que operam unicamente no setor: – Em Portugal, os empregadores incluem as NAV, Força Aérea Portuguesa, OGMA/EMBRAER, INAC, TAP e diversas empresas novas de tecnologia avançada. – No estrangeiro, os empregadores têm sido o CERN, Rolls-Royce, Airbus, British Aerospace, CASA, Safran, CERN,ESA e Eurocontrol são identificados como alguns empregadores internacionais.

O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
– Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
– Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
– Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Provas de ingresso

07 Física e Química e 19 Matemática A

Esta informação deve ser verificada em: