Notícias

03/10/2024

Beatriz Daniela Pinto Carneiro, aluna do Mestrado em Engenharia Têxtil, foi distinguida com o Prémio de Mestrado OERN na última quinta-feira, 26 de setembro de 2024, durante uma cerimónia realizada no Conservatório de Música do Porto. Esta iniciativa, promovida pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), tem como objetivo incentivar e apoiar a conclusão do segundo ciclo de estudos, reconhecendo 50 estudantes de mérito em diversas áreas da engenharia.
Sob a orientação dos professores Jorge Padrão (Departamento de Engenharia Têxtil) e Óscar Carvalho (Departamento de Engenharia Mecânica), Beatriz Daniela Pinto Carneiro foi premiada pelo seu trabalho intitulado “Estudo da propagação de ultrassons em scaffolds fibrosos e do seu impacto na proliferação de células tumorais”. Este reconhecimento simboliza o esforço conjunto e a inovação dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Além disso, destaca a relevância da investigação académica na superação de desafios industriais, demonstrando como a interdisciplinaridade entre departamentos pode resultar em projetos inovadores no desenvolvimento de soluções biomédicas com grande impacto na vida das pessoas, especialmente na luta contra o cancro, uma doença que continua a crescer globalmente.
A sinergia e dedicação dos dois departamentos, combinadas com a excelência de Beatriz Daniela Pinto Carneiro, têm o potencial de gerar trabalhos de investigação de elevado valor e impacto na sociedade, contribuindo para o avanço científico e a melhoria da qualidade de vida. É, igualmente, gratificante ver este trabalho ser reconhecido pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), o que reflete a excelência dos Departamentos de Engenharia Têxtil e de Engenharia Mecânica envolvidos, e, acima de tudo, sublinha o mérito e a dedicação da aluna Beatriz Daniela Pinto Carneiro.