Ensino

Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos

Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos

Os objetivos do Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos são:
– Proporcionar uma formação especializada que desenvolva nos estudantes a capacidade de contribuir para o avanço dos processos e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos através da investigação criativa e autónoma.
– Promover a excelência e a investigação no domínio do tratamento e valorização de resíduos, com ênfase na procura de novas soluções e no correspondente projeto e modelação, na otimização de soluções já existentes e na exploração mais eficiente de instalações de tratamento, assim como na integração de tecnologias associadas, que permitam reduzir impactos ambientais negativos.
– Instituir uma formação avançada em Gestão e Tratamento de Resíduos, e usá-la como fator de afirmação e de prestígio da Escola de Engenharia da Universidade do Minho – EEUM, sendo de salientar que se trata de uma oferta pioneira no Espaço Europeu.
– Incrementar a atividade científica na EEUM, consolidando o conhecimento científico de elevada qualidade que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pelos 5 centros de investigação intervenientes.

O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos visa:
1. Preparar os formandos de modo a que estes adquiram uma capacidade de compreensão sistemática neste domínio específico, a par de uma formação mais global em áreas mais abrangentes, de modo a proporcionar uma formação integrada e de elevado grau;
2. Conferir aos formandos as competências, aptidões e métodos de investigação que asseguram a capacidade de conceber, projetar, adaptar e realizar uma Tese científica de elevado nível, segundo os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites, permitindo-lhes também conceber e implementar novos produtos e novas ideias de negócio;
3. Promover a formação avançada de especialistas em tecnologia e engenharia neste domínio, com capacidade de traduzir os avanços científicos e tecnológicos para o sector industrial ou de atuar ao nível da gestão de diferentes tipologias de resíduos.
4. Assegurar a promoção da excelência e da investigação no domínio da Gestão e do Tratamento de Resíduos com ênfase na procura de novas soluções e no seu correspondente projeto e modelação, na otimização de soluções já existentes e na exploração mais eficiente de instalações de tratamento, assim como na integração de tecnologias associadas, que permitam reduzir impactos ambientais negativos.

O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos afirma-se como uma oferta educativa pioneira a nível nacional e no Espaço Europeu, constituindo uma resposta ao mercado face ao crescimento nacional do sector industrial na área do tratamento e valorização de resíduos, abrindo, horizontes de empreendedorismo e de empregabilidade aos formandos.
Esta formação permite desenvolver competências, para responder às exigências da legislação europeia que estabelecem metas mais restritivas para evitar a deposição de resíduos e que visam zero resíduos. Serão formados profissionais especializados com competências acrescidas na vertente eco e da sustentabilidade que através dos seus atos de engenharia projetarão uma melhor qualidade de vida e de preservação do planeta.
Os doutorados estarão vocacionados para desempenhar cargos de responsabilidade, desenvolvendo e coordenando investigação, gerindo processos complexos, tanto no tecido industrial como nos sistemas técnico-científicos nacionais e internacionais.

Cristóvão da Silva Rodrigues

Implementação de uma unidade de produção de biogás para geração de energia elétrica e produção de fertilizantes orgânicos, a partir de resíduos e efluentes agrícolas, num concelho do Norte de Portugal

Orientadores: Madalena Alves; Maria Cândida Vilarinho

Doutoramento em Gestão e Tratamento de Resíduos, Universidade do Minho, 2019.

 

David Jefferson Cardoso Araújo

Development of Cellulose-Based Bioplastics from Agroindustrial Residues

Orientadores: Ana Vera Machado, Maria Cândida Vilarinho.

Doutoramento em Gestão e Tratamento de Resíduos, Universidade do Minho, 2020.

 

Lucas Pereira do Nascimento

Avaliação do impacte ambiental da utilização de resíduos em materiais de pavimentação rodoviária

Orientadores: Joel Ricardo Oliveira, Maria Cândida Vilarinho.

Doutoramento em Gestão e Tratamento de Resíduos, Universidade do Minho, 2020.

O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais. 

Podem candidatar-se ao Programa:
– os titulares do grau de Mestre em Eng Química, Eng Biológica, Eng Mecânica, Eng Civil, Eng de Polímeros ou equivalente legal.
– os titulares de grau de licenciado (com 5 anos), em áreas afins das Engenharias supracitadas, desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.
– os candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Cons. Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
A avaliação e seriação dos candidatos é realizada pela comissão diretiva, composta por 5 elementos, tendo em consideração os seguintes critérios de seleção:
a) Curriculum vitae, científico e técnico;
b) Experiência profissional;
c) Outros elementos (ex: cartas de recomendação, entrevista, entre outros).