Os objetivos do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica são a formação de especialistas e investigadores na área da Engenharia Mecânica, altamente qualificados e capazes de um trabalho autónomo de investigação, desenvolvimento e inovação em ambiente universitário e/ou empresarial, e a preparação de novos recursos humanos tendo em vista a produção de conhecimento novo e inovação disruptiva
O ciclo de estudos ancora-se nos seguintes princípios orientadores:
– complementar a formação de Mestres e Licenciados das áreas afins à Engenharia Mecânica, conferindo formação avançada em áreas emergentes e avançadas, a saber e entre outros: inovação e desenvolvimento de produtos e sistemas; tecnologias e processos de manufatura; sistemas energéticos e energias renováveis; projeto e automação de sistemas micro e macro electromecânicos.
– desenvolver competências de metodologia de investigação e experimentais que permitam o desenvolvimento, de forma autónoma, de atividades de investigação e desenvolvimento cobrindo os vários aspetos do processo de I&D.
O futuro Doutor adquirirá uma formação avançada em Engenharia Mecânica, pelo que terá competência e aptidões para:
1. realizar investigação original no domínio da Engenharia Mecânica que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
2. avaliar ideias novas e complexas, integrando-as em projetos de I&D;
3. desenvolver projetos de I&D em contexto académico e/ou profissional, contribuindo deste modo para a capacidade de inovação e desenvolvimento de novos produtos.
Pode assim afirmar-se que o perfil de formação dos futuros Doutores em Engenharia Mecânica conduzirá a profissionais altamente qualificados, possuidores de conhecimentos, capacidades e competências de valor permanente requeridos pela Sociedade do Conhecimento, capazes de fácil integração em empresas e organizações. Este profissional estará apto a resolver desafios e problemas de forma estruturada e rigorosa e a abordar de forma adequada problemas de engenharia de carácter multidisciplinar. Terá uma atitude proactiva face à mudança, enquadrando-a nos contextos do desenvolvimento económico e da competitividade internacional; será capaz de comunicar, de forma sucinta e racional, os resultados do seu trabalho a audiências técnicas e/ou generalistas; estará apto a trabalhar em equipa e em rede e a adquirirá uma consciência de cidadania e perceberá a importância de atuação eco sustentável.
Os Doutorados em Engenharia Mecânica estarão vocacionados para desempenhar cargos de responsabilidade, desenvolvendo e coordenando investigação, gerindo processos complexos e pessoas qualificadas, tanto no tecido industrial como nos sistemas técnico-científico nacionais e internacionais.
Vitor Hugo Pimenta Carneiro
Development of Lightweight Auxetic Composites for Noise Reduction and Vibration Damping
Orientador: José Filipe Bizarro de Meireles
Dissertação de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2020
Sara Cristina Soares Madeira
Development of hybrid titanium-zirconia based materials by pressure-assisted sintering for dental implants
Orientador: Filipe Samuel Correia Pereira da Silva
Dissertação de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2019
Flávio Jorge Fernandes Bartolomeu
Smart design of multi-functional and multimaterial NiTi-Ti6Al4V cellular structured implants by Selective Laser Melting
Orientadora: Maria Georgina Macedo Miranda
Dissertação de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2019
Lelis Gonzaga Fraga
Wood pellets combustion in a fixed bed Combustor
Orientador: Manuel Eduardo Cardoso Ferreira
Dissertação de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2019
Anthony Michael Fernandes Pimentel
Caracterização Experimental e Modelação Numérica do Comportamento Mecânico de Chapas Multi-Camada e Multi-Material: Aplicação à Indústria Automóvel
Orientador: José Luís de Carvalho Martins Alves
Dissertação de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade do Minho, 2018
O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.
Podem candidatar-se ao Programa Doutoral em Engenharia Mecânica, os titulares de grau de mestre em áreas afins à Engenharia Mecânica legalmente equivalentes; podem ainda candidatar-se alunos com grau de licenciatura de 5 anos, anterior à entrada em vigor dos Cursos pós-Bolonha, em áreas científicas afins ficando, contudo, sempre sujeitos ao escrutínio da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento e conforme as regras estabelecidas pelo Regulamento Interno de Programas Doutorais da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Poderão ainda ser admitidos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos e que tenham 30% de ECTS. A decisão final sobre a admissão é da competência do Conselho Científico da Escola de Engenharia, tendo em consideração o parecer emitido pela Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento.